Cidade Linda, Gente Feliz: Lixo não é tudo igual

Aprenda a diferença:

Publicado: 16/03/2022 08:19:05
Compartilhe:

É chamado de lixo todo material que já não possui mais utilidade e, por isso, é descartado. Mas, é possível classificar o lixo de acordo com sua composição e destino, facilitando a coleta seletiva e auxiliando na preservação do meio ambiente e conservação da saúde de todos.

Aprenda a diferença:

Rejeito: parte do lixo doméstico que não pode mais ser aproveitada ou transformada e o único tipo de material que deve ser encaminhado para os aterros. Exemplos: papel higiênico, fralda, absorvente feminino, fio dental, cotonete, papéis com óleos ou molhos, chiclete, algodão e fita adesiva. Destino: caminhão compactador.

Reciclável: podem ser processados mais uma vez e transformados em novos produtos. Exemplo: plástico, papel, vidro e metal são os mais comuns. Destino: caminhão compactador com ícone de reciclagem.

Orgânico: de origem biológica, vegetal ou animal. Exemplo: restos de frutas, legumes ou verduras, cascas de ovos, restos de plantas e até restos de comida preparada, sacos de chá e borra de café com filtro. Destino: compostagem.

Eletrônico: equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos. Estes resíduos possuem em sua composição metais perigosos de difícil degradação, que podem ser causadores de graves problemas ambientais caso sejam descartados de modo incorreto. Ex: computadores, tablets, monitores, teclados, impressoras, câmeras fotográficas, aparelhos de som, televisores, geladeira, fogão, micro-ondas, telefones, celulares, carregadores e fios. Destino:  contêiner instalado na Secretaria de Obras.

Lâmpadas, baterias, pilhas e embalagens de agrotóxicos. Destino: logística reversa. Ou seja, após a vida útil, elas devem ser deixadas na loja em que foram compradas.